Como Manter a Motivação da sua Equipe?

Gerir uma equipe é um desafio muito complexo, principalmente quando o assunto é motivação.

A percepção de que um gestor delega as atividades, e fica sentado aguardando os resultados, está totalmente ultrapassada. Aliás, a palavra gestor ainda cabe, mas hoje, falamos sobre líderes, estes que tem como papel fundamental manter a motivação do seu staff diariamente para que possam trabalhar e atingir suas metas.

Manter a motivação da sua equipe é um dos maiores desafios do gestor atualmente.
Manter a motivação da sua equipe é um dos maiores desafios do gestor atualmente.

A produtividade é afetada diretamente pela motivação do colaborador, e são alguns os aspectos podem influenciar nisso. O ambiente de trabalho, a convivência com os colegas, o salário e as bonificações, a estabilidade da sua posição, a liderança exercida pelo seu gestor e muitos outros fatores que podem até não vir de dentro do escritório. Uma pesquisa realizada pela Right Management, aponta que um funcionário motivado tem uma produtividade até 50% maior.

Ser líder é diferente de ser chefe. O líder usa a empatia como principal característica no exercício da sua função: ele ouve seus colaboradores, descobre quais as suas melhores competências, se preocupa com o bem estar de sua equipe, reconhece o bom desempenho e faz com que seus comandados se sintam bem.

Por parte da empresa, fazer com que o funcionário se sinta parte da companhia, que seja engajado e vista sua camisa, é um aspecto fundamental, e isso passa por uma boa gestão dos recursos humanos. Além disso, temos também o aspecto físico: o funcionário deve se sentir bem onde trabalha, ter um local confortável para exercer suas funções, e isso inclui a até os móveis e as cores do ambiente.

Anotou? A motivação ganhou espaço de destaque para o bom desempenho e maior produtividade da companhia, e o líder tem como obrigação saber como motivar sua equipe e a empresa, deve fazer o funcionário se sentir bem. E para facilitar a gestão do seu staff, nós da PerfTracker temos a ferramenta ideal. Quer saber mais? Acesse www.perftracker.com.br e entre em contato conosco!