10 Atitudes que não Exigem Talento

Um texto que vem rodando a internet nos faz pensar nas atitudes que devemos inserir no nosso cotidiano.

Você já deve ter visto em alguma rede social ou recebido por mensagens uma lista que vem sendo postada, nos mostrando dez atitudes que não exigem talento para serem colocadas em prática. São pequenos gestos que podem melhorar muito a sua convivência, seja ela no ambiente de trabalho, em casa, com os amigos, ou até mesmo com desconhecidos.

Pequenas atitudes podem mudar o seu dia a dia.
Pequenas atitudes podem mudar o seu dia a dia.

Decidimos destrinchar essa lista para te inspirar a colocar em prática essas atitudes:

  • Seja pontual: quando marcamos um compromisso, não importa qual seja ele – uma reunião, uma consulta médica, ou um encontro com amigos – devemos sempre levar em conta que a(s) pessoa(s) reservou um tempo de seu dia para você. Portanto, respeite esse tempo. Hoje, a moeda mais preciosa que temos para oferecer aos outros é o nosso tempo, valorize o tempo alheio.
  • Avise com antecedência: não vai conseguir participar daquela reunião? Vai delegar alguma tarefa que requer uma atenção especial? Avise antes! Dessa maneira as pessoas podem se programar, você evita retrabalhos e desencontros. Novamente falando sobre a valorização do tempo, com essa atitude, você mostra ao outro que se importa com seu tempo.
  • Agradeça: um gesto simples e banal, não é mesmo? Mas acredite, ao agradecer você está valorizando quem te ajudou em uma tarefa, fez um gesto gentil ou prestou algum tipo de suporte. Desta maneira você estimula estas atitudes positivas.
  • Peça por favor: parece aquelas regrinhas que seus pais te ensinaram, não é mesmo? Mas pedir por favor mostra respeito aos gestos que os outros fazem por você.
  • Cumpra o combinado: a sabedoria popular já diz “o combinado não sai caro”. Portanto, tudo que você combinar, e se comprometer a fazer, cumpra, não deixe os outros esperando. Lidar com pessoas que não tem a responsabilidade de executar o que prometem, é muito difícil, especialmente dentro de um ambiente de trabalho.
  • Reconheça o esforço alheio: todos gostam de ter suas atitudes reconhecidas. Portanto, mostre ao outro que o esforço dele valeu a pena. Ser valorizado faz com que o outro se empenhe e cresça cada vez mais.
  • Seja ético: não importa qual seja o ambiente – em casa, no trabalho ou na sociedade – devemos sempre ter uma postura correta, respeitando as regras, cumprindo nossos deveres, para que deste modo tenhamos a contrapartida dos nossos direitos, além do bem estar individual e coletivo.
  • Fale a verdade: nem sempre falar a verdade é a atitude mais fácil de ser tomada, porém, ela é sem dúvidas o caminho mais fácil de ser tomado.
  • Dê satisfação a quem é de direito: seja sempre correto e coerente e dê satisfações a quem cabe – seja quem trabalha com você, seu gestor ou o cliente – ser transparente faz parte das atitudes que são muito prestigiadas.
  • Responda com educação: não faz diferença com quem você está falando, se você responder com educação, será tratado da mesma maneira. Desta forma o seu ambiente de convívio fica melhor.

Anotou tudo? São atitudes muito simples que podem fazer de você uma pessoa melhor. Além disso, são ações muito valorizadas pelas empresas em seus colaboradores.

E se você quer melhorar a maneira de gerir sua empresa e seus colaboradores, nós da PerfTracker temos uma solução para você, acesse www.perftracker.com.br e descubra mais!