Os Inimigos da Produtividade

No dia-a-dia muitos pontos podem atrapalhar a sua produtividade, quer saber quais são os mais prejudiciais?

Somos hoje inundados por informações, distrações mil e ao mesmo tempo, temos muitas atividades para desempenhar. Com tanto acontecendo, manter a produtividade pode ser um desafio e tanto.

Conheça os maiores inimigos da sua produtividade.
Conheça os maiores inimigos da sua produtividade.

Alguns hábitos, por menores que possam parecer, se somam e podem acabar com o seu rendimento durante o expediente. Abaixo, listamos algumas práticas que devem ser eliminadas de sua rotina:

  1. Checar os seus e-mails no instante que eles chegam: interromper uma tarefa toda vez que sua caixa de mensagens indica um novo item consome minutos preciosos – ver a notificação, ler o e-mail, decidir se deve ser ou não respondido na hora e então faze-lo – pode pausar uma atividade importante, e voltar a se concentrar nela pode ser difícil e durar ainda mais. Reserve momentos específicos para checar sua caixa de entrada.
  2. Passar tempo demais na internet: uma notificação de rede social, uma mensagem que chega, e você para na mesma hora para ver e/ou responder. Isso pode atrapalhar, e muito seu desempenho. É muito bom usar as redes sociais, ler aquele site de esportes e etc para relaxar, mas separe um tempo para fazer isso.
  3. Reuniões desnecessárias: existe uma brincadeira que diz “mais uma reunião que poderia ter sido resumida em uma mensagem”. Evite esse tipo de encontro, que não resolve nenhum tema importante e deixa uma sensação de perda de tempo para todos que fizeram parte. Claro que as reuniões são importantes, para discutir algum tópico, ou até mesmo para manter a comunicação da equipe, mas otimize os encontros e não desperdice tempo da equipe.
  4. Ser centralizador: se sobrecarregar de atividades pode ser extremamente ruim para sua produtividade. Saiba delegar tarefas, divida com a sua equipe, e se necessário, converse com seus gestores para pedir ajuda não dê conta de tantas incumbências.
  5. Ser multitarefas: quando está executando uma função, concentre-se nela. Atender telefone, enquanto faz uma apresentação para o cliente, e responde uma mensagem pode fazer com que você não realize nenhuma das tarefas de maneira satisfatória.
  6. Retrabalho: pode ser que seja um problema em uma estratégia equivocada, por desvio de rota, ou até mesmo por solicitação de clientes, quando você tem que refazer um trabalho, acaba perdendo muito tempo. Portanto, busque informações concretas e claras sobre o que deve ser executado, comunique-se com a sua equipe e registre as alterações solicitadas para evitar refação.

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