Ginástica Laboral: se dê um tempo!

A jornada de trabalho de oito horas é longa, e requer alguns cuidados para sua saúde, que tal experimentar a ginástica laboral?

Com o trabalho remoto, você pode estar mais confortável em sua casa, mas isso não elimina a necessidade de precauções com a sua saúde. A ginástica laboral nada mais é do que uma série de exercícios pensados para você executar no seu horário de trabalho que tem como objetivo melhorar sua saúde e principalmente, evitar lesões por esforço repetido e algumas doenças laborais.

A prática dura em média quinze minutos e tem diferentes classificações, dependendo do objetivo do trabalhador: ela pode ser preparatória, compensatória, corretiva/postural, terapêutica, de manutenção/conservação ou de relaxamento.

A ginástica laboral é um importante aliado da sua saúde durante a jornada de trabalho.
A ginástica laboral é um importante aliado da sua saúde durante a jornada de trabalho.

A atividade é baseada em alongamentos de diversas partes do corpo: pescoço, tronco, membros superiores, inferiores e etc. Dependendo da função que você exerce, pode ser que os exercícios indicados sejam um pouco diferentes, listamos abaixo alguns exercícios básicos que você pode experimentar:

  • Elevação dos membros inferiores: em pé, e com os pés juntos, eleve seu corpo ficando na ponta dos pés por 20 segundos. Volte a posição inicial e repita cinco vezes.
  • Elevação de membros superiores: novamente em pé com os pés unidos, entrelace os dedos e estique os braços para o alto por vinte segundos. Retorne a posição inicial e repita cinco vezes.
  • Alongamento dos braços: afaste levemente os pés, paralelos aos ombros. Coloque os braços na sua frente, com a mão esquerda em frente à direita fazendo uma pressão para alongar os braços. Mantenha por vinte segundos e troque de lado (mão direita na frente). Repita três vezes para cada lado.
  • Alongamento do pescoço: junte os pés e mantenha os braços ao lado do corpo relaxados, incline a cabeça para o lado direito, pressionando levemente com o braço do mesmo lado. Segure por dez segundos, e troque de lado fazendo a mesma operação. Repita três vezes de cada lado.
  • Alongamento para coluna: sentado em sua cadeira, entrelace os dedos atrás do pescoço e incline seu corpo para trás, como se fosse deitar. Esse alongamento vai dar um grande alívio para sua coluna. Repita o movimento três vezes.

Lembrando que é sempre recomendado ter a orientação de um profissional durante a prática de exercícios e para realização frequente de check ups da sua saúde.

E para te ajudar a ter um trabalho remoto confortável e sem dores de cabeça, a PerfTracker é uma ferramenta facilitadora que pode te ajudar nessa missão! Entre em contato conosco e solicite um mês grátis: www.perftracker.com.br